top of page

Como tornar uma cozinha inesquecível

Atualizado: 3 de ago. de 2019


Preparar correctamente a cozinha antes de colocar o imóvel no mercado pode fazer a diferença entre vender/arrendar rapidamente ou esperar vários meses.


A cozinha, para a maioria das pessoas, é a assoalhada mais importante de uma casa.


No entanto uma remodelação total pode ser bastante cara e, provalmente não será possível recuperar o valor investido. Neste caso, pode sempre equacionar pequenas alterações de forma a actualizá-la. Pinte os móveis em vez de substitui-los e troque de puxadores. Se os electrodomésticos estiverem extremamente desatualizados e decidir substituí-los, não necessita de escolher topo de gama. Uma cozinha limpa, fresca e brilhante que aproveite ao máximo o espaço atrairá potenciais compradores. Aqui ficam algumas dicas para preparar uma cozinha:

1. Limpe a cozinha a fundo

Recorra a ajuda profissional. Com o passar dos anos a gordura acumula-se em cima dos armários, nas paredes e juntas de azulejos. Nada melhor que produtos industriais para a colocarem a brilhar e cheirar de facto a limpo.


2. Maus Cheiros

Tenha muito cuidado com os maus cheiros. Podem afastar muitos compradores. Certifique-se que antes de uma visita não há lixo nos caixotes e que a comida dos animais domésticos foi retirada. Pode ainda colocar no caixote do lixo um limão, ou colocá-lo no triturador do lixo.


3. Pinte a cozinha

Além da limpeza, uma pintura faz milagres! Opte por tons claros e frios que aportam frescura ao espaço. Pinte os tectos de branco.


4. Janelas e vidros

Puxe os estores para cima e abra os cortinados para deixar entrar a maior quantidade de luz natural possível. Certifique-se de que os vidros das janelas estão bem limpos!


5. Bancadas de cozinha

Retire todos (ou, quase todos) os utensílios que tem em cima da bancada. Uma cafeteira ou torradeira (se forem bonitas) é suficiente. O excesso de acessórios faz a bancada ser mais pequena e passa uma sensação de confusão na cozinha.

Uma fruteira com fruta fresca ou uma jarra com flores frescas também são bem-vindos. Em alternativa pode colocar um suporte com um livro bonito aberto.

6. Interior dos armários

Retire o excesso de loiça dos armários. Parece impossível mas os potenciais compradores abrem as portas! Armários cheios parecem pequenos. Aproveite para colocar a melhor loiça que tiver e coloque as pegas das chávenas na mesma direcção. Ordene as especiarias. Os compradores vão reparar e pensar que o resto da casa também está organizado.


7. Despensa

Organize a despensa. Não é invulgar que as despensas acumulem excessos de sacos, comida, caixas, etc. Deixe espaços livres em cada prateleira. Uma casa para venda não é necessariamente práctica. Aqui, tal como na questão dos armários, a ideia que deve estar sempre presente é a de espaço.


8. Prateleiras

As prateleiras podem ser para algumas pessoas um problema por acumularem pó e gorduras, mas também podem ser aliadas na altura de preparar uma cozinha para venda. Coloque os objectos de forma alinhada e deixe espaços livres. Um conjunto de pratos brancos alinhados e uns copos transparentes são suficientes.


9. Torneiras

Ponha a torneira a brilhar e conserte qualquer problema que tenha. Guarde o esfregão e o detergente debaixo da bancada.


10. Electrodomésticos

Neste ponto o mais importante a saber é que, sejam eles de aço inoxidável, branco ou preto, todos devem corresponder! O forno e a máquina de lavar loiça devem estar limpos por dentro e por fora porque darão a impressão de que os eletrodomésticos foram bem cuidados. Retire ímans, fotografias ou quaisquer outros papéis do frigorífico. Por outro lado, se os bicos do fogão estiverem desgastados equacione substituí-los. Coloque uma chaleira ou um tacho bonito: torna a cozinha mais acolhedora.


10. Panos da loiça

Coloque uma pano da loiça novo e por utilizar na cozinha. É uma forma económica e bonita de adicionar textura ou padrão, sobretudo em cozinhas brancas.

Moodboard para projecto de home staging de cozinha
Moodboard desenvolvido por HOOST Home Staging

12. Mesa e cadeiras

Dependendo da área da cozinha, uma mesa com duas cadeiras e um tapete fazem a zona de refeição ganhar vida.


13. Ilhas

Se a sua cozinha tem uma ilha, não se esqueça de colocar bancos ou cadeiras (não muitas). Isso mostrará aos potenciais compradores que é propícia ao convívio.

As pessoas adoram ilhas de cozinha! Não tem ilha? Se a cozinha tiver espaço, adicione um móvel com rodas.

Ponha a mesa.


Resumindo: Uma cozinha preparada para venda ou arrendamento não é, necessariamente, uma cozinha prática. Fazer home staging num imóvel é o primeiro passo para vendê-lo… o que nem sempre é fácil. Se está a pensar vender casa ou arrendar, é hora de deixar de pensar "na sua casa" para passar a vê-la como um imóvel que está que está prestes a ser vendido. O home staging, quando bem feito, pode ajudar a tornar o seu imóvel mais atraente para os potenciais compradores e ajudá-lo a vender mais rapidamente, e talvez até por um valor superior. Não é melhor causar uma primeira boa impressão do que ter visitas intermináveis até conseguir vendar/arrendar?


Entre em contacto connosco e vamos ajudá-lo a tornar a sua cozinha inesquecível!


Give your home a boost.

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page