top of page
Foto do escritorAna Margarida Mendes

As leis da simplicidade


Quarto com tecto esconso de madeira branca com roupeiro leve e moderno em madeira de carvalho
Quarto com vista para o céu - Projecto HOOST Home Staging

"SIMPLICITY, CARRIED TO AN EXTREME, BECOMES ELEGANCE" - Jon Franklin Não subestime o poder da simplicidade. É a chave para captar clientes. De acordo com Jonh Maeda no livro "As leis da simplicidade" a simplicidade é o maior nível de sofisticação.

Será fácil conseguir a simplicidade?


Para Meada existem 10 leis da simplicidade, sendo a primeira e a última as mais importantes: 1. REDUZIR “A maneira mais simples de alcançar a simplicidade é por meio de uma redução conscienciosa.”- John Maeda

Encolher, ocultar e agregar são as palavras escolhidas para esta lei. Isto não quer dizer que se deve retirar tudo de uma casa quando se está a vender, o importante é selecionar as peças certas para os locais certos e deixar que a sua função seja clara. Simples mas sempre funcional. 2. ORGANIZAR “A organização faz com que um sistema de muitos pareça de poucos.” - John Maeda

Através de técnicas de organização – Sistema Kon Mari por exemplo – a categorização de roupas, livros, lembranças torna-se eficiente. 3. TEMPO “Economia de tempo transmite simplicidade.” - John Maeda Mas não só. Traz lucros também. Se o imóvel estiver bem apresentado e a qualificação do cliente bem feita, evita desperdiçar tempo em visitas que não se transformam em propostas. 4. APRENDER “O conhecimento torna tudo mais simples.” - Jonh Maeda

Simplicidade e complexidade andam de mão dada, e é preciso explicar aos clientes vendedores e aos consultores imobiliários as vantagens do home staging. Com a utilização repetida desta técnica, e com os resultados alcançados deixar-se-á de equacionar a importância do home staging. A repetição leva à ação. 5. DIFERENÇAS “Simplicidade e complexidade necessitam uma da outra.”- John Maeda

Já pensou que a vida é cheia de opostos? Dia e noite, calor e frio, pequeno e grande… simplicidade e complexidade. Uma coisa precisa da outra para fazer sentido e para ser notada. Se todas as casas fossem iguais era aborrecido. Já pensou se todas fossem pequenas? Se só houvessem apartamentos sem varandas? Ou todas as casas tivessem piscina? Ou se todas tivessem tetos altos e trabalhados? A diferença é a força motriz da inovação, da mudança. Através dela conseguimos perceber o quão perto, ou quão distante estamos da simplicidade. O desafio é aproximar cada imóvel ao seu cliente ideal. 6. CONTEXTO “O que reside na periferia da simplicidade é definitivamente não-periférico.”- John Maeda

Será que o que eu, como home stager, considero ser importante num imóvel é realmente importante? E o que os consultores imobiliários que a apresentam ao mercado pensam? Ou ainda, o que os clientes compradores pensarão? Para responder, é preciso entender o contexto, conhecer o todo e saber como gerir toda essa informação e focarmo-nos no principal: preparar imóveis que seduzam 7. EMOÇÃO “Mais emoção é melhor do que menos.”- John Maeda Pode parecer contraditório quando dizemos Less is more, mas é preciso balancear a simplicidade para que não se torne monótona. Casas mobiladas mas tão despersonalizadas, são desprovidas de alma e não atraem compradores. É preciso dominar a psicologia das cores.

8. CONFIANÇA “Na simplicidade nós confiamos.”- John Maeda

A quem confiaria um cliente a sua casa para vender? Ao consultor que apresenta todos os imóveis sujos, desarrumados e mal fotografados, ou ao consultor que trabalha com um home stager e onde todos os seus imóveis parecem a estrear e de casa de revista? 9. FRACASSO “Algumas coisas nunca podem ser simples.”- John Maeda

E esta lei parece contrariar todas as outras, mas é justamente no fracasso de alcançar a simplicidade que se encontra a verdadeira essência da simplicidade. Porque a simplicidade não é algo para ser alcançado e pararmos. A simplicidade é algo que se procura sempre. O imóvel que preparamos hoje pode ter muita simplicidade, mas amanhã, com um conhecimento maior, podemos descobrir como torná-lo ainda melhor. 10. A ÚNICA “A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo.”- John Maeda A simplicidade em geral é subtil e pode estar presente e não conseguimos percebê-la. Por mais simples que queiramos demonstrar que é o caminho, alcançar a simplicidade é difícil. Requer muita resiliência, tentativa e erro. AINDA TEM DÚVIDAS como preparar da melhor forma o seu imóvel para vender/arrendar? FALE CONNOSCO e teremos todo o gosto em ajudá-lo. Give your home a boost.

Ana Margarida Mendes +351 914 780 366 www.hoost.pt



Comments


bottom of page