Divulge o seu imóvel depois de ter gerado um conteúdo eficaz
A pandemia que atravessamos obrigou necessariamente a uma alteração de comportamentos e procedimentos quanto às visitas aos imóveis. Ainda que a compra e venda de uma casa continue a ser uma decisão e um processo emocional, a forma como decorre também foi obrigada a mudar.
Hoje 95% dos negócios são feitos online
9 em cada 10 pessoas chega a uma agência imobiliária porque viu em algum momento uma fotografia que lhe captou a atenção.
Marketing imobiliário
aumentar a visibilidade
melhorar o posicionamento
ganhar credibilidade
Numa altura em que é importante aumentar a visibilidade, melhorar o posicionamento e ganhar credibilidade, o marketing imobiliário - conjunto de estratégias online e offline que são aplicadas à promoção de uma empresa do ramo imobiliário com o objetivo de atrair leads, aumentar o número de clientes e a faturação - assume um papel fundamental.
Há muitas ferramentas de marketing imobiliário, mas o mais importante é saber em que momento utilizar cada uma delas porque podem funcionar como bons catalisadores, mas também podem ser destruidoras na promoção de um imóvel. O objectivo é despertar as emoções dos potenciais compradores e que digam “Eu vivia aqui”. A partir deste momento o imóvel adquire um outro “valor”.
HOME STAGING FISÍCO E HOME STAGING VIRTUAL
Apresentar um imóvel no seu melhor para a atrair o interesse do comprador
O home staging físico e o home staging virtual são duas ferramentas de marketing imobiliário cuja finalidade é apresentar um imóvel no seu melhor para atrair o interesse de potenciais compradores e poder vendê-lo ou arrendá-lo no menor tempo e pelo maior preço possível.
A diferença é que no caso do home staging fisíco trabalha-se o imóvel fisicamente e não digitalmente. É vender uma casa através dos cinco sentidos para despertar emoções e sensações positivas e influenciar positivamente potenciais interessados e convertê-los em compradores. Só depois do imóvel preparado se fazem as fotografias e o vídeo.
No home staging virtual, a experiência do cliente durante a visita não é relevante, mas permite-lhe, através de imagens 3D, mostrar o seu potencial. Este tipo de home staging é muito eficaz para atrair o tipo de comprador que procura imóveis para remodelar.
Quando existe um imóvel em mau estado ou muito degradado o investimento em home staging físico pode não compensar e recorrer ao home staging virtual pode ser a solução. Neste caso, deverão ser utilizadas no anúncio em primeiro lugar as melhores imagens e só depois as fotografias do estado actual do imóvel. Nos portais imobiliários aparecem as primeiras 4 ou 5 fotografias e depois há uma tecla "Mais" onde se pode ver o anúncio em detalhe.
Estas duas soluções não são concorrentes. A selecção de uma ou outra ferramenta tem a ver com o estado do imóvel. Casas em bom estado (vazias ou habitadas) devem recorrer ao home staging físico, casas em construção, em mau estado ou devolutas deverão recorrer ao home staging virtual.
VIRTUAL TOUR E VIRTUAL TOUR 3D
Mais uma vez, em ambos os casos, o objectivo é apresentar um imóvel à distância através de video, streaming ou video-call, possibilitando ao potencial comprador ver o imóvel sem sair do conforto da sua casa, de diferentes ângulos e perspectivas, circulando dentro do mesmo como se lá estivesse.
Quando se fala em virtual tour referimo-nos à situação em que o consultor/proprietário se desloca a um imóvel para efectuar uma chamada de vídeo com o potencial cliente, ou quando se mostra um vídeo tradicional já gravado circulando pelo imóvel.
Um virtual tour 3D implica a captação de várias imagens em 360º, através de um equipamento próprio que, quando processadas, criam um modelo do imóvel, permitindo ao utilizador percorrer os espaços através desses pontos de captura.
Vantagens de um virtual tour 3D
Poupam custos e reduzem viagens dos consultores/proprietários aos imóveis;
Não têm limite de utilizações;
As suas imagens de grande qualidade possibilitam ampliar o público-alvo inicialmente definido;
Esta ferramenta trabalha o desejo do cliente visitar o imóvel ao facilitar a sua projecção no espaço.
Torna o produto imobiliário apelativo, gerando por isso muito mais procura;
Completa a informação que, muitas vezes, está omissa no anúncio;
São um factor diferenciador
Aumentam a probabilidade de atrair compradores estrangeiros
O problema ainda da comercialização de imóveis é que se centra muito na difusão e esquece-se a atracção. Uma boa estratégia de marketing deve ser a combinação da criação de um produto atraente com a utilização de meios para torná-lo visível.
Verifica-se muitas vezes que se começa pelas fotografias e vídeos, colocam-se os anúncios mas não se prepara o imóvel antes, que é a base do negócio. Saltam-se etapas.
MARKETING DE ATRAÇÃO - Catalisador de venda
Cada vez mais se fala em marketing de atração: o foco passa a estar nas necessidades e desejos dos potenciais compradores, vendendo experiências, sensações e não características.
A preparação de qualquer imóvel é um trabalho a montante e só depois se pode passar às fases seguintes sob pena de comprometer toda a rentabilidade do negócio.
A forma como os imóveis são apresentados (home staging, fotografia/vídeo e anúncio) são factores críticos para negócios bem sucedidos.
Imóvel preparado pela HOOST para a Porta da Frente Christie`s .
Com a redução do número de visitas presenciais (que ocorrem numa fase já mais avançada e com o cliente bem qualificado) há quem ainda pense que basta mostrar a casa através de fotografia ou vídeo. Mas não... depois de o cliente mostrar interesse quererá com certeza visitar o imóvel. Já pensou que se o imóvel não tiver sido preparado adequadamente todo o trabalho pode ir por água abaixo?
Para si, Consultor Imobiliário de Excelência
O home staging bem executado dá segurança e muita confiança ao potencial comprador e, por outro lado, transfere o poder de negociação para o lado do vendedor.
Na fase final da decisão quando o cliente visita o imóvel e verifica que está tudo como viu nas fotografias e nas visitas virtuais, todas as expectativas são satisfeitas e o fecho da venda fica mais fácil.
Não faz sentido equacionar fotografar/filmar um imóvel sem o limpar, organizar e eventualmente mobilar primeiro, ou limpar e organizar e depois não o promover adequadamente. Tudo é importante para uma venda de sucesso, mas na ordem certa: home staging, fotografia/vídeo, elaboração do anúncio e divulgação.
Em que imóvel acha que funciona melhor o virtual tour? Num imóvel vazio ou num devidamente preparado para receber os novos moradores? Trabalhar com um home stager permite ao consultor imobiliário destacar-se pelo cuidado que tem na apresentação de cada imóvel.
Imóvel preparado pela HOOST para a Porta da Frente Christie`s .
Clique na imagem do centro para o projecto completo e na imagem da direita para ver o virtual tour
CONCLUSÃO: O home staging é indispensável e deve ser feito antes de qualquer meio de divulgação dos imóveis para que depois o conteúdo gerado seja eficaz.
Home staging virtual - poderá ser uma solução para si?
Diga-nos o que precisa e encontraremos forma de trabalhar. Aqui
Give your home a boost.
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